PRÓ-MANANCIAIS PROMOVE O CERCAMENTO DE APROXIMADAMENTE 6 KM DO LEITO DO CÓRREGO DOS ANGICOS.

Programa busca preservar e recuperar as águas, aumentando a disponibilidade hídrica do município.

•  25/06/2020
  • Agricultura e Meio Ambiente

O programa Pró-Mananciais, realizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), em parceria com a Prefeitura de Icaraí de Minas e Sociedade Civil, estrutura desde 2019 ações de preservação no córrego dos e Angicos no município. Esta sendo feito o cercamento de 5.786 mil metros de nascentes que abastecem os mananciais onde é feita a captação da água para o abastecimento da cidade.  Essas e outras atividades têm o objetivo de recuperar e aumentar a disponibilidade hídrica desses importantes cursos d’água da região.

O cercamento das nascentes e dos mananciais evita que animais pisoteiem as margens e contaminem a água. Outra ação programada que em breve será realizada é o plantio de  mudas de árvores nativas para preservar a mata ciliar e os recursos hídricos da região.

O cercamento esta sendo realizado pela empresa AMOPEB, que contratou 100% da mão de obra local. Isso foi possível porque na região à pessoas qualificadas para execução do serviço.

Os cerqueiros foram formados pelo SENAR. Os cursos do SENAR foram ofertados pela secretaria de Agricultura que tem buscado incansavelmente através da prefeitura municipal de Icaraí de Minas, parcerias para fortalecimento regional e o SENAR é uma delas.