Secretaria de Agricultura e Abastecimento implanta programa Pro-Mananciais com a Copasa no município de Icaraí de Minas.

A Prefeitura de Icaraí de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, acaba de implantar no município o programa Pro-Mananciais, em Icaraí de Minas, em parceria com a Copasa. Trata-se de uma importante alternativa para diminuição e prevenção dos efeitos agravados pela crise hídrica e mudanças climáticas, verificadas no planeta de modo geral e em especial em nossa região.

O programa tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos, cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela Copasa. “Por meio dele pretendemos estimular a pro atividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, num trabalho integrado às políticas públicas locais, com a ampliação das parcerias e a participação das comunidades envolvidas” explicou o encarregado administrativo do SAS (setor de atuação socioambiental) Diego Antunes.

Ele explica que entre as diretrizes do Pro-Mananciais estão o entendimento de que se trata de processo permanente e contínuo na sua implementação, adequação às especificidades socioculturais e ecológicas de cada bioma e bacia hidrográfica, valorização do saneamento como atividade essencial à saúde, ao meio ambiente e à vida, gestão intersetorial e interinstitucional com as diversas áreas da Copasa e demais parceiros, estabelecimento de processo de monitoramento e avaliativo e estabelecimento de parcerias.

As ações sócio ambientais do programa são definidas pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), juntamente com a comunidade localizada próximas as bacias hidrográficas e áreas de recargas dos mananciais que abastecem a cidade. O Colmeia de Icaraí de Minas foi criado na data de ontem (17) de junho, contando com membros de diversas instituições.

Participam do coletivo pela Copasa, Diego Antunes de Farias (encarregado administrativo da SAS) e Argemiro Pereira Lopes (aux. Encarregado administrativo da SAS); pela Prefeitura Municipal de Icaraí de Minas; Joelson Veloso e Douglas Gomes; pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Josenildo Francisco dos Santos (Dida) e João Luiz de Aquino; pela Sec. Municipal de Obras; João Afonso Vieira Junior e Valdecir Rodrigues dos Santos; pela Educação Municipal, Jaqueline Alves Duarte de Almeida; e pela Educação Estadual, Anailse Aparecida Ramos de Queiroz; pela Policia Militar, Sargento Wagner Batista Dias; pelas cooperativas, Giovane Mendes Almeida e Josimar Soares de Almeida; pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icaraí de Minas, Valdomiro Barbosa dos Santos e Raniel Neves Barbosa; pela Câmara de Vereadores, Miguel Veloso Almeida e Romeu Rodrigues da Silva; pela Igreja Evangélica, Raimundo Suzarth Cavalcanti; pelo CMDRS, José Alfredo Alves da Silva.

Após a reunião, representantes da Copasa juntamente com membros do COMEIA visitaram pontos críticos onde possa iniciar o as ações.

A equipe é responsável pela elaboração do diagnóstico do manancial córrego Tiririca e aprovação das atividades e ações a serem desenvolvidas, juntamente com a comunidade. O produtor rural que tiver interesse em preservar suas nascentes, será cadastrado no programa e, a partir de julho de 2019, serão iniciados os trabalhos e ações identificados como necessários, para preservação e conservação das nascentes.

Click aqui e saiba mais sobre o programa Pro-mananciais.

2 COMENTÁRIOS